MAR E ANA

Tenho algo com o mar. Uma relação íntima, um relacionamento sério. A gente se entende. Ambos em constante movimento, ambos transparentes embora vistos azuis, verdes ou até cinzentos. Ambos profundos, ambos intensos, ambos imensos, ambos não totalmente desvendados. Ambos de uma solidez líquida, de um mistério fluido, de uma inconstância natural.

Não gostamos do estático. O movimento é o que nos rege. Oscilamos entre a calmaria de um lago e a fúria de um tsunami. Nunca se sabe como vamos reagir, não se sabe como estará o nível de nossas águas. Ninguém nos entende o suficiente para saber qual será o arrastar das nossas ondas. Mas, na verdade, é só observar com atenção: há uma regularidade. E é uma regularidade complexa, logo aviso. Precisa de atenção para desvendar.

Estamos ali, existindo. Estamos ali, expostos o tempo todo. Estamos ali, invadindo e sendo invadidos. O vento perturba o nosso equilíbrio e transfere sua energia, exercendo, sobre nossa superfície, uma força resultante de diferenças de pressão. É assim que nossas ondas se formam. Somos influenciados por diversos fatores, o tempo todo. Gostamos de parecer fortes e independentes, mas, na verdade, também dependemos muito daquilo que não está no nosso controle. Uma tempestade, com ventos muito fortes, pode causar, em nós, ondas totalmente destrutivas.

Temos uma diferença gritante: eu, Ana, sou carregada de emoções. Eu, Ana, tenho intuição forte. Eu, Ana, penso. Penso muito, demais até. Eu, Ana, tenho minhas correntezas de sensações e sentimentos. Um turbilhão caótico deles. Ele, Mar, é sereno. Ele, Mar, apenas flui. Ele, Mar, não precisa tomar decisões. Ele, Mar, é naturalmente ele. Ele tem paz. O tempo todo. Ele está sozinho, dentro de sua imensidão. E eu sozinha, numa multidão. Ana e Mar, Mar e Ana.

A Ana quer ser como o Mar.

Pura.

Clara.

Só.

Em paz.

Deixe um comentário

